Buscar
  • waldineigranado

Segurança em buffet infantil . by Waldinei Granado Gameiro

Atualizado: 22 de ago. de 2019

Tenho filhos de sete anos e costumo leva-los em festas infantis, não quero generalizar, mas tenho percebido um descaso na manutenção e fiscalização destes brinquedos, são locais repletos de equipamentos mecânicos, elétricos assim como tirolesas aéreas de alto risco, não precisa de uma avaliação rigorosa para perceber que os equipamentos estão sem manutenção.

Os monitores são funcionários menores de idade sem treinamento adequado para trabalho em altura ou resgate em caso de algum acidente, muitas vezes com a quantidade de monitores inadequada. E possível notar a falta de inspeções periódicas das cordas, cabos de aço e EPI, observa-se a falta de parafusos de fixação nas estruturas de madeira que realizam a ancoragem dos cabos de aço.

Muitas vezes é fácil perceber que os equipamentos elétricos não possuem aterramento e que os quadros elétricos estão aquecendo, em uma destas festas infantis a monitora relatou que era comum o equipamento parar de funcionar, o procedimento segundo ela era deixar o equipamento desligado por alguns minutos que ele voltaria a funcionar.

Pude verificar equipamentos com sensores danificados, possibilitando a entrada de uma criança em área de risco.

Constatei a falta de extintores de incêndio, visto que a placa de comunicação visual do extintor estava na parede, mas sem o acompanhamento do extintor.

Em vários pontos é possível ver a rede de proteção dos brinquedos rasgada, podendo causar a queda de uma criança. Falta informação da faixa etária nos brinquedos assim como a cama elástica com excesso de peso.

Mediante estas observações resolvi escrever o que se deve verificar ao contratar um Buffet infantil para garantir ao máximo a integridade dos seus convidados.

Verificar ;

• Contrato de locação.

• Laudo AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro.

• Treinamento de brigada de incêndio.

• Certificação NR 35 dos monitores.

• Laudo NR 10 dos brinquedos.

• Laudo NR 12 dos brinquedos.

• EPI com Certificado de Aprovação – CA (Capacete e Cinto de segurança).

• Análise de riscos do Buffet.

Sei que no Linkedin temos muitos profissionais qualificados como técnicos, engenheiros de segurança , engenheiros eletricistas , mas também temos profissionais de outras áreas que podem ser leigo nesse assunto.

Espero que esse material possa ajudar na hora de escolher o melhor local para comemorar o aniversario.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo